Todos os Santos – Daniel Neculai

Sobre a Obra

Escutar áudio do texto

Todos os Santos  – Daniel Neculai

Conheça os ícones bizantinos em honra a todos os santos no filme do canal Hereticatious: https://youtu.be/w80NCpbgMfg?si=5Xjutb0xp8EG0PHt 

Sobre os Santos e suas relíquias

“Ora, é manifesto que devemos venerar os santos de Deus como membros de Cristo, filhos e amigos de Deus e nossos intercessores. 

Por isso, devemos lhes venerar quaisquer relíquias, com a honra devida, em memória deles; e sobretudo aos seus corpos, que foram os templos e os órgãos do Espírito Santo, que neles habitou e operou, e hão de assemelhar-se ao corpo de Cristo pela glória da ressurreição. 

Por isso, o próprio Deus honra conveniente- mente essas relíquias, fazendo milagres na presença delas.”

Fonte: São Tomás de Aquino, Suma Teológica citado no Livro Resurrexit, Ano 3, nr. 28 – março/2024 – Minha Biblioteca Católica, pg. 9

“Ensine-se aos fiéis que os veneráveis corpos dos santos mártires e dos outros que vivem em Cristo devem ser venerados, por terem sido membros vivos de Cristo e templos do Espírito Santo, que serão por Ele ressuscitados e glorificados para a vida eterna, pois Deus tem concedido muitos benefícios aos homens por sua intercessão.”

Fonte: Concílio Tridentino na sua XXV Sessão, no 985 citado no Livro Resurrexit, Ano 3, nr. 28 – março/2024 – Minha Biblioteca Católica, pg. 9

O Ícone de Todos os Santos 

Principais características do ícone ortodoxo de Todos os Santos:

  1. No círculo no centro do ícone está Jesus Cristo coroado ao redor de Todos os Santos.
  2. No lado direito, em baixo, temos Abraão e Isaac, que é as vezes uma pequena criança, as vezes crescido.
  3. No lado direito, em baixo, temos Jacó e seus doze filhos das doze tribos.
  4. No lado direito, em cima, fora do círculo, temos o rei Davi, o mesmo que escreveu parte dos Salmos e matou o gigante Goliás. 
  5. No lado esquerdo, em cima, fora do círculo, temos o rei Salomão, o que queria cortar a criança em duas em uma disputa entre mães.
  6. O rei Davi e o rei Salomão sempre estão com pergaminhos em suas mãos.
  7. Carregando uma cruz temos também o bom ladrão, São Dimas.
  8. E em torno de Jesus, temos todo um panteão de Santos ortodoxos e Profetas circulando Jesus, Nossa Senhora ao lado de Jesus e os apóstolos, representados por seus animais simbólicos.

Oração para todos os Santos: 

Eu peço ao nossos santos padroeiros e todos os santos que se tornaram particularmente queridos para mim a intercessão por nós. Peço-lhe que nos ajude a caminhar com segurança no caminho estreito que conduz ao Céu. 

Ó senhor, dai-nos sua assistência para vencer a tentação ganhando a plenitude da vida com você. Amém.”

História

No ano 835 d.C, o papa Gregório IV decidiu dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano, ou mesmo não foram reconhecidos como santos oficialmente pela Igreja.

O dia de Todos os Santos é uma celebração litúrgica da Igreja Católica, nesta festa são recordados os santos e mártires conhecidos e não conhecidos, canonizados oficialmente e não canonizados. Esta festa é importante porque nela são recordados também a memória daqueles santos que não são os que estamos acostumados.

As imagens dos Santos, remetem os fiéis a um significado íntimo e profundo, seja em um simples altar em casa, seja nas igrejas. Quando se volta o olhar para uma imagem, recorda-se que aquela pessoa, ali representada, viveu conforme a vontade de Deus e se tornou um modelo de vida e santidade.

Jovem Visitante indaga São Phaisios sobre as orações feitas para a Mãe de Deus e para os Santos

O jovem … perguntou ao santo: “O Senhor nos ensinou a orar a Deus Pai. A Igreja Ortodoxa, porém, também ora a Santíssima Theotokos e aos santos que eram simples seres humanos. É esta a coisa certa a fazer? fazer?”

O santo respondeu: “Todas as orações vão para o nosso Deus. Quando oramos à Santíssima Theotokos e aos santos, pedimos que orem por nós ao nosso Senhor e suas orações têm grande poder”.

O jovem naquele momento interrompeu São Phaisios e disse: “Sim, mas a Santíssima Theotokos e os santos foram pessoas que morreram. Eles não podem nos ouvir e não são onipresentes. Deus fica zangado e irritado quando oramos para eles?”

(nota-se que o jovem explicou mais tarde que no minuto em que pronunciou as palavras “Sim, mas…” ele sentiu um poder divino aguçando todos os seus sentidos e permitindo-lhe “absorver” tudo o que o santo ancião tinha a dizer).

Meu filho, respondeu o Santo, a realidade é que nenhum de nós morre, estamos todos vivos aos olhos do nosso Deus. Quando alguém morre, morre por nós; aqueles que ficaram para trás na Terra. Ele não morreu aos olhos do nosso Deus. E se o falecido se aproximou de Deus e interagiu com Ele, ele aprende com Cristo que pedimos ao falecido que orasse por nós e então ele ora, e Cristo ouve sua mediação e fica encantado. A oração de uma pessoa justa tem grande poder.

Fonte:  Artigo “Uma conversa com São Phaisios” da revista “Agios Gregorios”, publicação do Santo Mosteiro de Agios Gregorios do Monte Athos”

Young Visitor

The young man … asked the saint: “The Lord taght us to pray to God the Father. The Orthodox Church, however, also prays to the All Holy Theotokos and the saints who were simple human beings. Is this the right thing to do?”

The saint responded: “All of the prayers go to our God. When we pray to the All Holy Theotokos and the saints we ask them to pray for us to our Lord and their prayers have great power.”

The young man at that point interrupted Saint Phaisios and said: “Yes, but the All Holy Theotokos and the saints were people who died. They can’t hear us and they are not omnipresent. Does God become angry and irritated when we pray to them?”

(of note the young man later explained that the minute he uttered the words “Yes, but..” he felt a divine power sharpening all of his senses and enabling him “absorb” everything the holy elder had to say)

My child, the Saint answered, the reality is that none of us die, we are all alive in the eyes of our God. When someone dies, they die for us; those who have stayed behind on Earth. He did not die in the eyes of our God. And if the departed person has become close to God and interacts with Him, he learns from Christ that we have asked the departed person to pray on our behalf and so he prays, and Christ listens to his mediation and is delighted. The prayer of a righteous person has great power.

Source:  The article “A conversation with Saint Paisios” from the journal “Agios Gregorios”, a publication of the Holy Monastery of Osios Gregorios of Mount Athos. 

Fonte do ícone: Aperges

Produzido por

Logotipo, nome da empresa

Descrição gerada automaticamente