Deus Abba – Deus Pai todo Poderoso

Sobre a Obra

Escutar áudio do texto

Deus Abba – Deus Pai todo Poderoso

Assista o documentário sobre a Aquele que não pode ser Visto / Watch the documentar about the The Who cannot be seen:  

The One Who Cannot Be Seen (youtube.com)

“Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel.”

Isaías 7:14 – (Emmanuel significa Deus conosco).

“Jesus Cristo pode ser representado simplesmente porque Ele se tornou humano de carne e osso e como Deus redimiu toda a humanidade. Ele desafiou a matéria.

Eu não honro a matéria, mas o criador dela.

E infelizmente, junto com os ícones de Jesus, de Maria, dos anjos e santos, as vezes vemos a imagem de Deus Pai, e a Igreja desenvolveu todo um entendimento baseado nas escrituras que Deus Pai não pode ser visto por sua criação, sua glória é tão inimaginável e grande, por isso é impróprio representá-lo.

Então, o pintor não consegue capturar a glória de Deus Pai em imagens materiais, o Deus imaterial não pode ser pintado.

Desde os tempos antigos, a Igreja usa os ícones para ensinar sobre a divindade e as obras de Cristo.

Deus Pai, como não encarnou, mas enviou seu Filho, o verbo, para se tornar humano, representar Deus Pai em ícones confunde a doutrina da Encarnação, levando o fiel a se confundir com a natureza do Pai e seus atributos como a não materialidade.

Mas hoje em dia, após o Advento, quando Deus é visto na carne conversando com os humanos, ai sim podemos fazer uma imagem de Deus, quem eu vejo.

Deus Pai e Deus Espírito Santo não se tornaram visíveis nem tangíveis, então imagens não podem ser feitas.

O que era verdade para a Santíssima Trindade antes da vinda de Cristo, continua verdade.

Representar o Pai e o Espírito não é autorizado, isto seria pecaminoso do contrário.

É impossível representar quem não tem corpo físico, invisível, não circuncisado e sem forma.

Só é possível contemplar a glória do Deus Pai, por meio da glória do Deus Filho.”

São João de Damasco – The One Who Cannot Be Seen (youtube.com)

(citado no Filme The One Who Cannot be Seen do canal Trisagion).

Assista o documentário sobre a Aquele que não pode ser Visto

Watch the documentar about the The Who cannot be seen:

The One Who Cannot Be Seen (youtube.com)

E entenda porque representar Deus Pai em imagens já foi formalmente proibido pelo Concílio Ecumênico!

Transcrição do Filme: The One who cannot be seen – Canal Trisagion

Igrejas ortodoxas em todo o mundo apresentam uma bela arquitetura e obras de arte, entre elas os ícones magníficos de Cristo e Seus Santos.

Esses ícones declarados no 7º Concílio Ecumênico deveriam ser exibidos nas paredes das igrejas nas casas e em todos os lugares visíveis pelo à beira da estrada e em todos os lugares para serem reverenciados por todos que pudessem vê-los.

Esta diretriz clara e universalmente aceita pôs fim à controvérsia da iconoclastia que durou muitos anos e causou grande divisão na igreja.

Embora ele tenha morrido antes do concílio, São João de Damasco argumentou como  os pais do sétimo Concílio eventualmente reconheceram que Cristo pode ser representado simplesmente porque ele se tornou humano e se encarnou daquele que tomou um corpo material, imagens materiais podem ser feitas tomando um corpo material.

Deus provou que a matéria pode ser redimida, ele deificou a matéria fazendo  seu espírito e, portanto, se a carne pode ser um meio para o espírito, a madeira ou a tinta também podem, embora de uma maneira diferente.

Eu não adore a matéria, mas o criador da matéria que por minha causa se tornou material e se dignou a habitar na matéria que através da matéria efetuou  minha salvação.

Infelizmente, junto com os ícones dos santos e anjos de Cristo, às vezes vemos imagens de Deus Pai, embora esses ícones tenham saído de moda hoje, eles já prevaleceram na iconografia ortodoxa, um Sínodo de Moscou em 1667 proibiu canonicamente a representação de Deus Pai em  ícones, mas esta decisão canônica nem sempre foi obedecida, por que um concílio proibiria a iconografia do Pai para entender que devemos olhar para as Sagradas Escrituras e para a doutrina da Encarnação?

As Escrituras ensinam desde o início que Deus não pode ser visto, lembre-se de Deus falando com Moisés, você não pode veja meu rosto, pois ninguém pode me ver e viver, então o Senhor disse que há um lugar perto de mim onde você pode ficar sobre uma rocha, quando minha glória passar, eu o colocarei em uma fenda na rocha e o cobrirei com minha mão até  Eu passei, então retirarei minha mão e você verá minhas costas, mas meu rosto não deve ser visto.

O povo judeu não entendia Deus na Trindade naquela época, mas eles tinham um entendimento completo de que nenhum ser humano poderia experimentar plenamente o Pai em todos  sua glória, eles sabiam que o pai era imaterial e incorpóreo, uma vez que Cristo veio assumindo a carne e deu a plena revelação de Deus ao mundo. 

João explica em seu evangelho sobre o relacionamento de Cristo com o Pai, nenhum homem jamais viu a Deus, o Filho unigênito que está no seio do Pai, ele o declarou, o evangelho está ensinando que o filho que é a palavra de Deus se encarnou  para que o povo tivesse uma representação física de Deus Pai em toda a sua glória não pode ser vista então o pai enviou Sua Palavra e filho para se revestir de carne humana para que a glória do pai pudesse ser vista através de sua palavra e filho, a segunda pessoa  da Trindade.

Por meio dessas escrituras, a igreja desenvolveu um entendimento completo de que Deus, o Pai, não pode ser visto por sua criação, sua glória é muito grande e inimaginável para ser vista, portanto, a igreja ensina que é impróprio representar o pai na iconografia, é impróprio porque as escrituras dizem nos diz que ninguém viu o pai, então o iconógrafo não pode saber o que pintar e porque não há como capturar a glória do pai em imagens materiais, uma vez que o Deus imaterial não pode ser plenamente experimentado por sua criação.

A outra razão pela qual o pai deveria  não ser representado em ícones é proteger a doutrina da Encarnação.

São João de Damasco ensinou que os ícones são necessários e essenciais porque protegem a doutrina plena e adequada da Encarnação. Com isso, ele quis dizer que, ao representar Cristo e os ícones, a Igreja ensina que Cristo encarnou e

viveu na terra.

Cristo pode ser retratado porque foi  visto e experimentado durante seu ministério terreno e a igreja usa ícones para ensinar sobre sua divindade e suas obras o Pai não se encarnou ele enviou a seu filho a palavra para se tornar como o homem representando o pai e os ícones confunde a doutrina da Encarnação guiando os fiéis compreender mal a natureza do pai e sua incognoscibilidade e imaterialidade.

São João de Damasco resume bem isso em seu tratado sobre as imagens divinas nos tempos antigos.

Deus que não tem forma nem corpo nunca poderia ser retratado, mas agora, quando Deus é visto em carne conversando com os homens, faço uma imagem do Deus que vejo.

A implicação aqui é que, na medida em que Deus Pai ou o Espírito não se tornou homem, imagens visíveis e tangíveis e ícones de retratos não podem ser representados, então o que era verdade para toda a Trindade antes de Cristo permanece verdadeiro para o pai e o espírito, mas não para a palavra se  tentamos fazer uma imagem do Deus invisível, isso seria pecaminoso.

Na verdade, é impossível retratar alguém sem corpo, invisível, incircunciso e sem forma.

Assista o documentário sobre a Aquele que não pode ser Visto

Watch the documentar about the The Who cannot be seen:

The One Who Cannot Be Seen (youtube.com)

E entenda porque representar Deus Pai em imagens já foi formalmente proibido pelo Concílio Ecumênico!

Produzido por / Directed by: