O Homem Vitruviano – Leonardo da Vinci – Galeria da Academia – Veneza

O Homem Vitruviano – Leonardo da Vinci – Galeria da Academia de Veneza

Você certamente conhece esse desenho! Trata-se do estudo de proporções do corpo humano que ficou mundialmente conhecido como homem Vitruviano!

Um dos desenhos mais famosos de todos os tempos, símbolo do renascimento e da cultura Ocidental!  Este desenho feito pelo gênio Leonardo da Vinci quando tinha cerca de 30 anos de idade.

Leonardo deixou a cidade de Florença onde ele havia iniciado sua carreira e se mudou para Milão. Lá ele trabalhou como Engenheiro Militar e artista a serviço de Ludovico Sforca que governava o condado de Milão.

Trata-se de um desenho feito de bico de pena e tinta e um papel branco mostrando um corpo nu masculino cujas proporções são completamente idealizadas em duas posições, uma sobre a outra com as pernas juntas e os braços abertos, tipo Cristo Redentor, perfeitamente dentro de um quadrado, o símbolo da Terra.

Para fazer o quadrado considera-se que a altura é equivalente a envergadura e a outra posição é com as pernas afastadas e os braços abertos.

O círculo é o umbigo da figura o belíssimo desenho é acompanhado de um parágrafo escrito na parte de cima e outro na parte de baixo, eles fazem referência a arquitetura contratada escrito na Roma antiga por Vitrúvio, um grande arquiteto que viveu e trabalhou ao serviço de Augusto, o primeiro imperador de Roma.

Durante a Renascença italiana, os conceitos e a estética da antiguidade greco-romana voltaram a moda e os estudos de Vitrúvio também foram retomados.

Apesar de se debruçar sobre a arquitetura, o Tratado também de certa forma sobre o o ser humano e como seria o corpo humano ideal seguindo as normas da matemática e geometria.

Há pouco as décadas, em 1986, o arquiteto italiano Cláudio Scarb descobriu outro homem vitruviano de autoria de um arquiteto amigo de Leonardo Da Vinci.

Andreia de Ferrara chegou à conclusão que Ferrara desenvolveu o seu homem Vitruviano antes de Leonardo ou na mesma época, pois os dois deveriam ter longas conversas sobre a obra de

Vitrúvio, que os motivou a fazer os desenhos.

Os textos são tradicionalmente escritos de trás para frente por Leonardo.

Ele fala sobre as proporções perfeitas do corpo humano segundo o parágrafo ele continua descrevendo as outras medidas e proporções propostas por Vitrúvio.

O quadrado e o círculo são considerados formas geométricas de grande relevância desde a Grécia antiga e os maiores filósofos gregos buscavam resolver o problema da quadratura do Círculo.

Esse problema se trata de criar um quadrado com a mesma área de um círculo, usando

uma régua e um compasso.

Esse e muitos outros aspectos da cultura clássica da Grécia e Roma foram quase Perdidos na Idade Média, mas foram redescobertos e retomados durante o Renascimento.

Já como André e Leonardo da Vinci certamente discutiram esse problema e Leonardo

tentou resolver por meio do homem Vitruviano colocando o próprio homem no centro dessas formas, usando o umbigo como ponto de referência.

Metaforicamente resume aqui todo o humanismo, uma corrente de pensamento que reinou na Renascença.

Agora o homem passa a ser o centro do universo,  uma correspondência entre o macro Cosmo

e o microcosmo, ou como disse o sofista, agora na Grécia antiga o homem e a medida de todas as coisas, o homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci está guardado na galeria em Veneza, por ser extremamente frágil.

Ele raramente é recebido para o público e é conservado em um ambiente com luz e temperatura controladas.

Divulgado por

Logotipo, nome da empresa